segunda-feira, 19 de maio de 2008

Ótimo texto para 3ª e 4ª séries

O planeta de plástico

Os plásticos estão espalhados por todos os cantos da Terra. É cada vez maior o número de objetos que são feitos ou embalados com material plástico. A madeira, o vidro, a porcelana, as fibras e os metais estão sendo substituídos por diversos tipos de plástico. O plástico tem duas grandes vantagens sobre os outros materiais: pode ser facilmente moldado em diversas formas e é mais barato. Além disso, é bastante resistente e, portanto, tem um longo período de vida. Mas essa resistência pode representar um grande perigo para a humanidade.

As indústrias fabricam vários produtos que são feitos de plástico como, por exemplo, garrafas de refrigerantes, brinquedos, escovas de dentes, pentes e chinelos. Além deles, outros produtos, como os alimentícios e os de limpeza, são embalados com plástico. O problema é que, para os consumidores, todos eles têm uma vida curta. São os chamados produtos descartáveis: depois de utilizados, vão direito para o lixo. Nos aterros sanitários ou nos depósitos de lixo os plásticos podem demorar anos para desaparecer.

Como as indústrias não param de produzir produtos de plástico e as pessoas não param de consumi-los e jogá-los fora, o lixo vai se tornando cada vez maior e o planeta Terra corre o risco de virar uma imensa montanha de plástico. Só a cidade de São Paulo joga no lixo cerca de 4 mil toneladas de plásticos por dia, peso equivalente a mil elefantes juntos. Será que, no futuro, vai haver espaço para tanto lixo? Pensando nessa questão, a indústria descobriu uma fórmula que permite que o mesmo material seja utilizado mais de uma vez. Trata-se de uma técnica conhecida como reciclagem, que aproveita plásticos e muitos outros materiais usados para fazer novos produtos.

Há um tipo de plástico, chamado PET, que é ideal para ser reciclado, pois não polui o meio ambiente ao ser queimado. Esse material é encontrado nas garrafas descartáveis de refrigerantes. No processo de reciclagem, as garrafas viram uma espécie de algodão, que pode até ser transformado em fios para fazer tecidos. As pessoas podem participar da reciclagem separando o seu lixo. Basta juntar todo o material de plástico num mesmo recipiente e depositá-lo nos postos de coleta seletiva de lixo que existem nas grandes cidades. O mesmo procedimento pode ser feito com os lixos de papel, vidro e metal. Esse material é vendido para indústrias de reciclagem. Se toda a população fizer isso, dentro de pouco tempo o lixo não poluirá mais a natureza e as garrafas de refrigerantes poderão se transformar em vassouras, mangueiras, tecidos, cobertores ou enchimento de travesseiros.

Alexandre Volpi Monte, IBEP, 1996.

1 - Ler o texto.

2 - Procurar no dicionário o significado das seguintes palavras:

a) moldado:

b) consumidores:

c) equivalente:

d) fórmula:

e) recipiente:

3 - Pensar e responder:

a) Como diz o texto, o plástico já faz parte do nosso dia-a-dia. Observe tudo o que existe em sua casa que é feito de plástico e faça uma lista desses objetos.

b) O que você acha que vai acontecer, daqui a alguns anos, se os objetos de plástico não forem reciclados?

c) Além da "invasão" dos plásticos, que outros problemas, na sua opinião, estão prejudicando o meio ambiente?

d) A palavra reciclagem significa atualização, renovação, modernização. Você acha que os seres humanos também precisam se reciclar? Escreva umas linhas falando sobre o que, na sua opinião, as pessoas devem fazer para se atualizarem.

e) Em sua cidade o lixo é separado depois da coleta? Existem coletores de lixo especiais para objetos que podem ser reciclados, como os feitos de papel, de vidro e de plástico?

f) O que vai acontecer no futuro se a devastação do nosso planeta continuar? Pense e escreva sobre isso.

g) Você acha importante estudar sobre o meio ambiente em seu colégio? Por quê?

h) O que você pode fazer de concreto para garantir que seus filhos e netos vivam num ambiente saudável?

4 - Relacionar as colunas de forma correta:

( ) plástico

Oxítona ( 1 ) ( ) será

( ) lixo

Paroxítona ( 2 ) ( ) metal

( ) problema

Proparoxítona ( 3 ) ( ) produtos

( ) grande

( ) perigo

3 comentários:

savana disse...

queria as respostas do tesxto o planeta de plastico

savana disse...

queria as respostas do tesxto o planeta de plastico

Unknown disse...

Alguma resposta??